Extração de Dente
É um procedimento utilizado, quando o dano ao dente for tão forte, que não haja a possibilidade de ser feito outro tipo de tratamento, como restauração , coroa, tratamento de canal ou outro tratamento dental, com isso, nessas hipóteses, para qualidade de vida do paciente e saúde bucal, a única indicação será a extração, ou remoção do dente de seu encaixe no osso.
Tipos de EXTRAÇÃO DE DENTES
Existem dois tipos de extração:
Extração simples – Esta cirurgia é feita em dentes que podem ser visualizados na boca.
Extração cirúrgica – Esta é uma cirurgia mais complexa, o qual é realizada se o dente está visível, ou em termos técnico não ultrapassou a linha da gengiva ou não entrou em erupção na boca.
Como qualquer cirurgia, é utiliza para a realização dela anestésicos, portanto não há o que temer, o paciente não sente dor, apenas deve-se ter alguns cuidados no pós operatório, para não ocorrer inflamação, e infecções. São esses os cuidados:
É importante manter a área que foi feita a cirurgia limpa, seu dentista irá indicar a utilização de Periogard ou similar, por um determinado período, para higienização da boca. Quem passa por essa cirurgia, não deve fumar, evitar calor, ou ficar próximo de coisas quentes, ou que gerem calor, quem trabalha em cozinha, ou como chapeiro, deve retirar licença por alguns dias, até que esteja apto novamente ao trabalho, não se pode enxaguar a boca vigorosamente ou limpar os dentes próximos ao local da extração.
Após a extração é normal um pouco de dor e desconforto. Na maioria das vezes, o dentista prescreverá um analgésico para aliviar a dor.
Colocar gelo sobre o rosto, próximo ao dente extraído durante 15 minutos também pode ajudar a diminuir a dor e a não inchar o rosto. Deve-se, também, beber água com um canudo, limitar atividades bruscas, bebidas e comidas quentes. Um dia após à extração, seu dentista pode sugerir que você comece a higienizar sua boca lentamente e delicadamente, com água morna e sal (não engula a água). Não havendo nenhuma complicação, e o paciente seguindo todas as recomendações, o desconforto deve tornar-se menor, num período de três dias a duas semanas. No caso de dor intensa ou prolongada, inchaço, sangramento ou febre, ligue para seu dentista imediatamente.